Descubra Montreal de Bicicleta

Roteiros Incríveis para Explorar a Cidade

Por Marília Ribeiro

Montreal é reconhecida como uma das cidades mais bike-friendly da América do Norte. Com mais de 1.000 km de ciclovias, a cidade conecta bairros, parques, cafés e paisagens incríveis. Você pode aproveitar tudo isso com sua própria bicicleta ou usando o serviço de aluguel “BIXI”.

O BIXI é um sistema de bicicletas compartilhadas com diversas estações espalhadas por Montreal. Pelo aplicativo, é possível planejar rotas em ruas com ciclovias e ativar a locação de bicicletas tradicionais ou elétricas. Importante lembrar que ao usar uma bicicleta elétrica, o uso de capacete é obrigatório. Existem vários tipos de planos, você pode conferir todas as opções e os preços aqui. 

Alguns sites oferecem sugestões de rotas, eventos e passeios de bike, como Vélo Québec, Montréal On Wheels e La Route Verte. E para te inspirar ainda mais, nossa equipe selecionou algumas rotas incríveis para você explorar. 

Ah! E este texto foi escrito ao som de Bicyclette de Qualité Motel e Mike Clay,  fica a dica pra dar o play e entrar no clima da pedalada! 🎶🚴‍♀️

Vieux-Port - Grifftintown

Ideal para pedalar à beira do rio Saint-Laurent, curtir o ambiente histórico do Vieux-Port e passear pelo moderno bairro de Griffintown.

Hochelaga-Maisonneuve and the Olympic District

O Parc Maisonneuve é plano e cercado de natureza, perfeito para um passeio tranquilo. Na primavera, é possível ver tulipas na entrada do Jardim Botânico. Aproveite para seguir até o Parque Olímpico e completar o passeio. 

The Plateau-Mont-Royal and Mile End

Essa rota é perfeita para um pit-stop em cafés, padarias ou bagel shops. Passe pelo Parc Laurier, Parc La Fontaine e pela charmosa Rue Saint-Denis.

Parc Jean-Drapeau

Uma dica especial: vá de barco do Vieux-Port até o Parc Jean-Drapeau usando o Opus card. Pegue uma bike no parque e explore o circuito de F1 Gilles-Villeneuve, uma das pistas mais famosas do mundo! Se ficar até o pôr do sol, retorne pela ponte Jacques-Cartier para ver a cidade iluminada e, se for julho ou agosto, os fogos do parque La Ronde.

Canal Lachine - Parc René-Lévesque 

Comece no Marché Atwater ou, para os mais aventureiros, desde o Vieux-Port. O trajeto até o Parc René-Lévesque é um clássico, com direito a vista para o pôr do sol e paradas em pontos icônicos como a casinha rosa do canal.

Curiosidade: até no inverno há ciclistas que se aventuram pelo Canal Lachine com bicicletas adaptadas!

St. Lawrence waterfront cycling path 

Com 21 km contínuos à beira do rio, essa rota passa por LaSalle e por um dos poucos lugares onde se pode surfar em Montreal. Faça uma pausa na Promenade Wellington, eleita pela Time Out como a rua mais legal do mundo, para um lanche, café ou sorvete, e finalize na praia urbana de Verdun.

Parcours goin - Parc île de la Visitation

O Parcours Gouin conecta 16 parques ao longo do rio em Ahuntsic-Cartierville por meio de uma ciclovia de 15 km. Nossa sugestão: escolha um ponto de partida e vá pedalando até o Parc Île-de-la-Visitation para um passeio cheio de natureza e tranquilidade.

Seja para explorar a cidade como uma local, se exercitar ao ar livre ou descobrir novos cantinhos de Montreal, pedalar é uma das formas mais prazerosas e sustentáveis de viver essa experiência. As opções são muitas, os cenários são lindos, e o melhor: tudo isso pode ser feito no seu ritmo.

Já deu vontade de fazer todos esses passeios, né? Então bora pedalar!

Anterior
Anterior

Montreal guided walking tours

Próximo
Próximo

Páscoa em Montreal